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A Comunicação Boca-a-Boca como fonte de negócios: quando você é a mídia

Durante o 10º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, a presidente global da área de Saúde para o Canadá e América Latina da Edelman, Nancy Turett, teve como tema “A Comunicação Boca-a-Boca Como Fonte de Negócios”. Nancy falou, principalmente sobre como a internet já modificou as relações dos consumidores com os anunciantes.

Ela citou a edição da revista Time, de 17 de dezembro de 2006. A capa, tradicionalmente destinada à personalidade do ano, veio em papel espelhado, acompanhado com a palavra YOU. “Isso”, afirmou ela, “é mais uma evidência de que o poder está com o indivíduo. Você é a mídia”, reforçou.

Voltando à Time, disse Turett, 24h depois da publicação já havia no You Tube mais de 150 vídeos em que os internautas se retratavam no local do espaço espelhado. “Também isso é uma demonstração de que as pessoas já têm consciência do papel delas na nova Comunicação”, disse, complementando: “Bem-vindos à Economia do Diálogo”.

Para Nancy, o mundo não está só se tornando menor, mas se pode encontrar qualquer pessoa em qualquer lugar. Para exemplificar, ela mencionou o Google Earth, que pode ser usado para localizar espacialmente qualquer lugar em que alguém esteja. A BBC londrina também foi citada como exemplo da interação, pois colocou 100% da sua programação acessível ao público na internte, fazendo surgir o reinado dos “stringers”, pessoas que começam a produzir conteúdos a partir daqueles conteúdos.

Para Nancy Turett, “o mundo se tornou muito menor e mais completo, e o marketing Boca-a-Boca significa que as pessoas vão falar sobre o seu produto, de alguma forma”.


Fonte: Por Omar Luiz Cupini Jr., in www.jornaldacomuniacao.com.br

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