Pular para o conteúdo principal

Harmonia entre as gerações é um desafio

Se harmonizar os relacionamentos entre diferentes gerações não é tarefa fácil nem mesmo no ambiente familiar, o que dizer, então, do campo profissional? Embora complexa, a missão não é impossível e deve ser vista como um quesito fundamental para o sucesso das empresas na atualidade.

De acordo com um estudo desenvolvido pelo Instituto de Empresa, escola de negócios com sede em Madri, quatro gerações atuam hoje no mercado de trabalho: os tradicionalistas (nascidos entre 1900 e 1945), os boomers (de 1946 a 1966) e as gerações X (1967 a 1980) e Y (1981 a 1999) - também chamada Milênio.

Com características peculiares - resultantes da época em que nasceram, de suas referências culturais e de vários outros fatores -, esses grupos comportam-se de forma diferenciada no ambiente profissional, o que pode gerar desentendimentos e conflitos, em muitos casos. "Para que isso não aconteça, os chefes precisam entender que cada geração é motivada para exercer papéis diferentes e que cada uma delas é influenciada por questões culturais diferentes", diz a diretora executiva da Right Management, Adriana Fillipelli.

Conforme o estudo do Instituto de Empresa, os tradicionalistas, com idade atual superior a 60 anos, levam para a carreira características como estabilidade, lealdade e trabalho árduo. Os boomers têm entre 41 e 61 anos e são conhecidos por sua determinação, gosto por desafios e capacidade de trabalhar em equipe. Já a geração X, dos 27 aos 40, tem autoconfiança e independência e, por ser contemporânea à popularização da informática, passou pela "alfabetização digital".

De outra parte, a geração Milênio, com até 26 anos, é otimista, tenaz, conhece tecnologia e está atenta aos rumos do planeta. "Hoje se fala mais em aquecimento global. Os profissionais dessa geração influenciam os colegas, inclusive de outras faixas de idade, com o que eles pensam a respeito", diz Adriana.

No trabalho, cada geração busca recompensas diferentes. Os tradicionalistas querem reconhecimento e satisfação por um trabalho bem-feito, os boomers, o dinheiro e as férias, e a geração X, a liberdade (como recompensa definitiva). A geração Y, por sua vez, espera que, mais do que o sustento, o trabalho tenha algum significado para sua vida.

Os objetivos de carreira também são diferentes. Enquanto os tradicionalistas querem construir um legado, com uma vida inteira dedicada a uma única empresa, os boomers desejam uma carreira exemplar. A geração X, por sua vez, busca um repertório de habilidades e experiências diversificadas. E a geração Y procura construir carreiras paralelas, com vários trabalhos simultâneos.

Na prática, profissionais de uma geração têm visões de mundo diferenciadas e percepções estereotipadas das demais faixas. Para os tradicionalistas, por exemplo, os boomers são egoístas e falam sobre coisas que deveriam ser particulares. A geração X não estudou, não segue procedimentos e não sabe o que é trabalho duro. Já os milênios são bem-educados e espertos, mas assistem TV demais. "Um líder que tenha um subordinado milênio não pode interpretar a postura de seu funcionário com a sua própria lente. Para compreendê-lo, tem que interpretar com a lente do outro", diz Adriana.

Na opinião dos boomers, os tradicionalistas são ditadores, rígidos e inibidos, a geração X é preguiçosa, mal-educada e faz as coisas à sua maneira, enquanto os milênios são bonitinhos, precisam de disciplina e sabem colocar a hora no vídeo-cassete.

A geração X vê os tradicionalistas como presos demais em seu jeito, os boomers como wokaholics e os milênios como egoístas e mimados. Os milênios se defendem: os X precisam melhorar o astral. Ao mesmo tempo, os Y confiam nos tradicionalistas e admiram sua coragem. Além disso, acham os boomers legais e atualizados em música, embora trabalhem demais.

O superintendente do Shopping Plaza Sul, de São Paulo, Dirceu Benith Junior, de 41 anos, é um jovem boomer e tem contato diário e direto com o superintendente adjunto, Guilherme Marini, de 27. "Temos uma integração grande. Eles estão bem mais preparados para os aspectos tecnológicos. Já nasceram com essa condição. Em contrapartida, nós, que estamos há mais tempo no mercado, temos melhor noção de administração do tempo", comenta Benith Junior.

Quase um geração X - como o subordinado -, Benith Junior diz que a convivência com os mais jovens traz coisas positivas para ele, um workaholic de carteirinha. "Eles nos mostram esse lado importante da vida, que é pensar na família, no bem-estar. E isso é muito saudável, para todos nós", avalia.

Apesar da diferença de 14 anos, os dois convivem muito bem, dentro e fora do ambiente profissional. Uma das razões, segundo Benith Junior, é o fato de ambos serem casados, o que propicia a realização de programas comuns, com as esposas, fora do horário do expediente. No caso de ambos, a diferença de idades, definitivamente, não é um entrave. "Trabalhamos de uma forma muito legal, com um mesmo ritmo e , fora do trabalho, também, temos um relacionamento muito bom", conclui Marini.
kicker: Líderes precisam entender que cada geração é motivada para papéis específicos e afetada por diferentes questões culturais


Fonte: Por Marcelo Monteiro, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç