Pular para o conteúdo principal

Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar seu negócio

Don Tapscott e Anthony D. Williams discutem como o sistema colaborativo da internet (cujo maior representante hoje é a Wikipédia) pode contribuir para o desempenho corporativo.

No ano 2000, quando a chamada “bolha” da internet estourou, houve perplexidade no mundo dos negócios. Era a chamada “exuberância irracional”, que criou e fez desaparecer uma miríade de novas empresas supostamente baseadas no ciberespaço. Supostamente porque, na época, a internet ainda não tinha se tornado a poderosa ferramenta de colaboração e interação que hoje transforma verdadeiramente a idéia de economia.

O livro Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar seu negócio, de Don Tapscott e Anthony D. Williams (diretores da empresa de consultoria e inovação New Paradigm, no Canadá), mostra, com uma abordagem simples e atraente, que a humanidade está entrando num segundo estágio da Revolução da Informação, que vai mudar para sempre o conceito de uma economia –e até mesmo de uma sociedade– hierarquizada e há séculos montada sobre estruturas de poder. Tal hierarquia estaria a um passo da diluição por conta das cada vez mais intensas conexões proporcionadas pela internet, concedendo maior poder e participação a pessoas comuns nos processos de produção de conhecimento e no próprio consumo.

Considerado um dos mais renomados experts em Tecnologia da Informação no mundo e em tendências da web, um dos autores, Don Tapscott, é autor de 11 best-sellers sobre o impacto da TI nos negócios e na sociedade. Roda o mundo dando palestras e sua empresa presta serviços de consultoria a grandes empresas que atuam em áreas tão diversas como saúde, telecomunicações, e mídia e entretenimento.

A essência de tudo está no conceito de “wiki”, originalmente usado para definir um software ou página cujo conteúdo pode ser editado por qualquer usuário, e que hoje está presente na internet de diversas formas, em blogs, fotologs, sites como MySpace, YouTube e principalmente na Wikipedia, a enciclopédia colaborativa on-line que cresce a olhos vistos. Esse conceito –de colaboração em escala planetária– pode e está sendo usado por antigas e novas empresas para reformular seus planos de negócio e trabalhar de forma globalizada, interagindo com diferentes culturas e absorvendo o conhecimento horizontalmente, através da comunicação virtual e móvel (por meio de aparelhos como celulares e palmtops).

Manual de inovação – Além de citar exemplos bem-sucedidos de uso de sistema colaborativo em empresas, o livro propõe um manual de inovação que inclui a internet como ferramenta de colaboração para empresas de qualquer ramo, do automobilístico ao farmacêutico. Um dos casos citados é o de uma empresa de mineração de posse de uma nova jazida de ouro que poderia salvá-la de problemas financeiros, mas estava demorando muito a explorar o potencial do achado. Colocando seu conhecimento na internet e solicitando a ajuda de profissionais via grande rede, mediante compensação financeira, acabou recebendo contribuições de colaboradores de diferentes áreas de conhecimento, que agilizaram todo o processo. O resultado foi um enorme aumento nos lucros e do valor de mercado da empresa.

Segundo Tapscott e Williams, estamos às vésperas de uma nova forma de organização econômica, em que os velhos procedimentos ligados à propriedade intelectual, ao segredo industrial, a cadeias fechadas de comando tendem a cair por terra. A colaboração através de um ecossistema planetário de co-participantes, todos conectados via internet –essa pele elétrica que recobre o globo–, será o caminho para o crescimento e vai requerer reinvenção constante, das empresas e dos profissionais.

Escrito em ritmo ágil, o livro passeia por diversos aspectos da globalização virtual e do seu impacto sobre a economia e a vida das pessoas. Coerentes com sua mensagem, os autores deixam o último capítulo em aberto, sugerindo aos leitores de Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar seu negócio a juntar-se a eles como co-autores de uma obra aberta, que ultrapassa os limites do livro e continua no universo virtual, em www.wikinomics.com.

Nos próximos anos, dizem Tapscott e Williams, as mudanças na economia vão se intensificar, e será preciso ter capacidade contínua de aprender –e apreender– novos conhecimentos e tendências culturais e mercadológicas. A wikinomics se valerá do grande volume de conhecimento humano presente na internet e encontrará várias aplicações para ele.


Fonte: www.hsm.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç