Oferecer os produtos e serviços no tempo correto pode ser entendido como estar realmente prestando atenção ao que seus clientes desejam, mas algumas empresas deixam de abrir um canal para que o consumidor diga o que deseja, que possa compartilhar informações realmente úteis e que tragam à vida o melhor da empresa.
Mas os estudos também devem ser constantes, além de ouvir o cliente é muito importante saber se um produto ou serviço pode ser ofertado neste momento, para que não haja dificuldade na compreensão de seu uso ou aplicação, e que implica em não fechar as opções de uma organização em uma única sala.
Diante do desafio de coletar dados diariamente, analisá-los e compreendê-los, há empresas que não compreendem a realidade do mercado, lançam produtos revolucionários e que em pouco tempo consomem todos os esforços da empresa e acabam não atingindo as expectativas, pelo simples fato de terem sido lançados antes do momento ideal.
Muitas pessoas já viram isto acontecer, quantos não são os produtos que são lançados e que em um breve espaço de tempo são retirados de mercado, pois estavam à frente do seu tempo e o consumidor não estava preparado para lidar com tais produtos.
Ao longo dos anos é possível encontrar inúmeros exemplos, são produtos que, se lançados na época correta, terão a sua utilidade percebida pelos clientes.
Então muitas organizações optam por investir em inovações, desejam estar à frente dos concorrentes e se esquecem de ouvir o que o cliente deseja, principalmente se o cliente deseja ou não ter produtos ou serviços inovadores à sua disposição.
Só que muitas pessoas definem a inovação como uma obrigação, como se a empresa não pudesse sobreviver sem oferecer produtos inovadores para os consumidores, e que por muitas vezes é o que leva uma organização a desaparecer, porque é natural observar que muitas empresas que realizam uma mudança sem consultar os clientes tenham dificuldades em atender os desejos do consumidor, porque tenta oferecer o que seu cliente não quer.
Então é facilmente perceptível que a inovação nem sempre deve ser algo a se oferecer ao cliente diretamente, é possível inovar no ambiente interno e melhorar o relacionamento com seus clientes ou fornecedores, é interessante perceber que muitas empresas não olham para si ou simplesmente ignoram o fato de que existe vida entre as paredes da empresa.
Diante disto muitos dirão que a inovação é vital e que deve estar presente na vida dos consumidores, só que o consumidor nem sempre deseja a inovação, e isto pode ser apontado em uma pesquisa, mas que por conta de uma visão míope, não é realizada e então o cliente opta por adquirir os produtos “ultrapassados” do concorrente.
Uma empresa só pode manter seu futuro quando faz o que é necessário no seu presente, permitindo que os colaboradores e os clientes possam utilizar seus diferentes conhecimentos para auxiliar a organização a oferecer os melhores produtos e serviços, minimizando as dificuldades que existiriam ao simplesmente fazer sem planejar ou ouvir os clientes.
Fonte: Por Rafael Mauricio Menshhein, in rmmmarketing.wordpress.com
Mas os estudos também devem ser constantes, além de ouvir o cliente é muito importante saber se um produto ou serviço pode ser ofertado neste momento, para que não haja dificuldade na compreensão de seu uso ou aplicação, e que implica em não fechar as opções de uma organização em uma única sala.
Diante do desafio de coletar dados diariamente, analisá-los e compreendê-los, há empresas que não compreendem a realidade do mercado, lançam produtos revolucionários e que em pouco tempo consomem todos os esforços da empresa e acabam não atingindo as expectativas, pelo simples fato de terem sido lançados antes do momento ideal.
Muitas pessoas já viram isto acontecer, quantos não são os produtos que são lançados e que em um breve espaço de tempo são retirados de mercado, pois estavam à frente do seu tempo e o consumidor não estava preparado para lidar com tais produtos.
Ao longo dos anos é possível encontrar inúmeros exemplos, são produtos que, se lançados na época correta, terão a sua utilidade percebida pelos clientes.
Então muitas organizações optam por investir em inovações, desejam estar à frente dos concorrentes e se esquecem de ouvir o que o cliente deseja, principalmente se o cliente deseja ou não ter produtos ou serviços inovadores à sua disposição.
Só que muitas pessoas definem a inovação como uma obrigação, como se a empresa não pudesse sobreviver sem oferecer produtos inovadores para os consumidores, e que por muitas vezes é o que leva uma organização a desaparecer, porque é natural observar que muitas empresas que realizam uma mudança sem consultar os clientes tenham dificuldades em atender os desejos do consumidor, porque tenta oferecer o que seu cliente não quer.
Então é facilmente perceptível que a inovação nem sempre deve ser algo a se oferecer ao cliente diretamente, é possível inovar no ambiente interno e melhorar o relacionamento com seus clientes ou fornecedores, é interessante perceber que muitas empresas não olham para si ou simplesmente ignoram o fato de que existe vida entre as paredes da empresa.
Diante disto muitos dirão que a inovação é vital e que deve estar presente na vida dos consumidores, só que o consumidor nem sempre deseja a inovação, e isto pode ser apontado em uma pesquisa, mas que por conta de uma visão míope, não é realizada e então o cliente opta por adquirir os produtos “ultrapassados” do concorrente.
Uma empresa só pode manter seu futuro quando faz o que é necessário no seu presente, permitindo que os colaboradores e os clientes possam utilizar seus diferentes conhecimentos para auxiliar a organização a oferecer os melhores produtos e serviços, minimizando as dificuldades que existiriam ao simplesmente fazer sem planejar ou ouvir os clientes.
Fonte: Por Rafael Mauricio Menshhein, in rmmmarketing.wordpress.com
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