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Inovando a Inovação

No Brasil e no mundo, HSBC. Este é o conceito que abraça todas as ações do HSBC no Brasil e também representa um grande desafio para o banco: como um banco presente em todo o mundo poderia proporcionar produtos e serviços que atendam a uma demanda local, em um mercado tão peculiar como o nosso, de maneira ágil e competitiva? Como um banco relativamente novo no Brasil poderia ser simpático a um público tão acostumado às tradicionais instituições financeiras daqui?

Para responder a estes questionamentos, o HSBC encontrou na inovação sua resposta. Inovação seria a palavra que nortearia os trabalhos do banco, a palavra que o identificaria frente a sua acirrada concorrência. Inovação passaria a fazer parte do DNA do HSBC.

E como seria traduzida esta inovação no dia-a-dia? Não basta uma logomarca nova, agências novas ou uma equipe nova. Pensar a inovação teria necessariamente que ir além. A inovação teria que ser inovada. O discurso só seria convincente se realmente surpreendesse o público.

O primeiro passo foi entender que a surpresa seria mostrar ao cliente que o HSBC sabe que as pessoas são diferentes. Cada qual com suas necessidades e seu jeito de ser. Mais do que isso, uma vez entendendo a diferença entre as pessoas, o HSBC se posicionaria como preparado a atender cada uma destas diferenças. Oferecer produtos e serviços específicos para cada tipo de pessoa.

Foi assim que serviços como o Horário Estendido, que disponibiliza agências abertas das 9h às 18h, surgiram. Iniciativa pioneira e comodidade reconhecida pelos clientes. A idéia era reforçar mais uma vez que o HSBC buscaria se encaixar as necessidades das pessoas, não importando que paradigmas tivessem que ser quebrados. Seguindo o mesmo raciocínio, produtos como o Credimóvel apareceram. Pela primeira vez um banco trazia taxas tão baixas para o financiamento imobiliário.

O próximo passo foi a campanha “Personagens”, um marco na publicidade nacional. Pela primeira vez, uma campanha tangibilizava a idéia dos diferentes perfis das pessoas, convidando o público a interagir com comunicação, contando suas experiências e a maneira de como vêem o dinheiro em suas vidas. Com o estrondoso sucesso, mais de 2,2 milhões de pessoas visitaram o site da campanha, que ainda deu origem a um livro lançado em Curitiba e São Paulo que trazia a experiência de alguns destes espectadores.

A partir daí, o HSBC iniciou uma verdadeira “guerrilha virtual”. Se a inovação e a oferta de produtos e serviços adequados aos diferentes jeitos de ser de cada um foi a maneira pela qual o HSBC se diferenciou, foi na internet onde fincou sua bandeira de modo a estar sempre próximo de cada um de seus clientes. Produtos e serviços não bastavam ser inovadores. Deviam estar cada vez mais ao alcance do público. O ambiente on-line seria o local mais apropriado.

Desse modo foi criado o Portal de Investimentos. Mais uma inovação do HSBC e um conforto para todos os novos investidores que vêm surgindo a cada dia, acreditando cada vez mais no crescimento de nosso país. Ou ainda os Seguros Carbono Neutro, para automóveis e lares. O primeiro do gênero, mostrando que inovação também é se preocupar com o futuro do planeta.

Para o futuro, o trabalho já está sendo árduo. A tarefa de sempre inovar é uma busca incessante em se descobrir uma maneira diferente de surpreender, em ser útil e tornar a vida das pessoas mais fáceis. Entender o ponto de vista de cada um de seus clientes. É sobre isso que se debruça o trabalho do HSBC atualmente. Para garantir que para os próximos anos continuemos sendo no Brasil e no mundo, o HSBC que todos conhecem.


Fonte: Por Glen Valente - Diretor de Marketing do HSBC, in www.mundodomarketing.com.br

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