Pular para o conteúdo principal

Brasileiros perdem 11 dias de trabalho por ano em conflitos

Os profissionais brasileiros gastam 91,2 horas por ano (cerca de 11 dias) na solução de conflitos. O resultado consta em uma pesquisa realizada pela consultoria Fellipelli, em parceria com a Oxford Psychology Press. Foram consultados cerca de 5 mil profissionais, em nove países (Inglaterra, Bélgica, Brasil, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Holanda e Estados Unidos). O estudo considerou conflito qualquer desacordo no ambiente profissional com efeitos perturbadores no fluxo de trabalho.

O tempo que as empresas nacionais gastam na resolução de atritos entre seus empregados é inferior apenas ao das companhias alemãs e irlandesas, ambas com perdas de 158,4 horas anuais, e das companhias norte-americanas, com 134,4 horas perdidas por ano. Conforme o estudo, 85% dos funcionários precisam lidar com conflitos em algum grau, sendo que 29% o fazem com freqüência.

No Brasil, que contribuiu com cerca de 500 entrevistas para a pesquisa, a principal causa de desentendimentos é o estresse, apontado por 43% dos profissionais. O choque de valores vem em segundo lugar, com 24%. Mundialmente, quase metade dos participantes (49%) vê as diferenças de personalidades e a luta de egos como os maiores geradores de conflitos, seguidos pelo estresse (34%) e a pressão por conta da alta carga de trabalho (33%).

Ao todo, 27% dos entrevistados viram o atrito no trabalho levar a ataques pessoais, enquanto 25% dizem que o conflito resultou em doença e falta no serviço. Mas as turbulências também podem ser usadas para gerar novas idéias e crescimento profissional. Três em cada quatro entrevistados (76%) já viram desentendimentos gerarem resultados positivos, como melhor compreensão dos colegas (41%) e soluções mais adequadas para alguma atividade (29%). Segundo Adriana Fellipelli, sócia-diretora da Fellipelli, os atritos iniciam tanto um problema como uma oportunidade para fortalecer as equipes - depende da forma como os envolvidos lidam com a situação. "Conflitos não são, necessariamente, ruins. Mas quando são mal administrados, podem gerar impactos negativos, como queda de produtividade e perda de clientes."

O lado positivo
No Brasil, 84% dos pesquisados dizem ter obtido bons resultados em situações de conflito. Para Adriana, isso se deve às características típicas do brasileiros. "O brasileiro acredita que conversar sobre os problemas é um ponto crucial para enfrentá-los", afirma. "Ele sempre acha que consegue resolver os atritos, o que não significa que isso de fato ocorra." Segundo ela, esse número pode revelar também que o brasileiro tem dificuldade de lidar com situações conflitivas e que procura evitá-las ao máximo, buscando sempre a conciliação.

As empresas que sofrem com constantes desgastes devido a atritos entre seus funcionários podem investir no aprimoramento dos relacionamentos. "Conflitos bem manejados podem injetar confiança na equipe e melhorar a tomada de decisões", afirma Adriana. Para isso, o líder não pode nem pensar em ocultar os fatos que provocaram o mal-estar no ambiente. "É preciso conhecer o que causa os conflitos. Falta de definição de papéis, má comunicação e problemas de liderança costumam provocar impasses, mas não necessariamente em todas as empresas. Basicamente, os conflitos originam-se quando as pessoas com expectativas diferentes convivem", analisa.

Nas companhias que mantêm treinamentos voltados à solução de conflitos, 27% dos colaboradores revelaram que passaram a se sentir mais confiantes e confortáveis para lidar com o problema. No estudo, o maior índice de realização de treinamentos voltados ao problema ocorreu no Brasil: 60% das empresas realizam esse tipo de atividade.

Segundo o gerente geral de desenvolvimento de recursos humanos da Phillips do Brasil, Marcelo Weguelin, os conflitos na empresa são, na maioria das vezes, individuais. Por isso, os funcionários têm a liberdade de recorrer à área de recursos humanos a qualquer momento. "O departamento avaliará a questão e poderá sugerir treinamentos ou coaching individual." Quando a turbulência envolve equipes inteiras, porém, a solução requer medidas mais amplas. "É preciso trabalhar o grupo, desenvolvendo lideranças e buscando conhecer as caraterísticas individuais de cada membro."

Mas é claro que prevenir é sempre a melhor opção. Nesse sentido, a Phillips aplica anualmente a chamada Pesquisa de Comprometimento, com o objetivo de abrir diálogo com os funcionários. A iniciativa gera um espaço para que os profissionais abordem suas principais preocupações e inclui aspectos como confiança no gestor, liderança, satisfação, reconhecimento do profissional dentro do grupo, prática de valores da empresa e até mesmo como as pessoas percebem qualquer tipo de discriminação.

Para Adriana, da Fellipelli, o auto-conhecimento ajuda a lidar com os conflitos. "Só assim o profissional saberá quais são seus gatilhos emocionais", afirma. "Há pessoas que gostam de ter tudo estruturado. São detalhistas. Estes ficam estressados quando precisam trabalhar com pessoas mais despojadas. O desconhecimento desse tipo de diferença costuma gerar problemas."



Fonte: Por João Paulo Freitas, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç