Pular para o conteúdo principal

Redes sociais digitais desafiam empresas

No dia 9 de dezembro, a novelista Gloria Perez e o diretor de novelas Marcos Schechtman, ambos da Rede Globo, se reuniram com cerca de 50 blogueiros. O encontro aconteceu no Projac, a central de produções da emissora, no Rio de Janeiro. Os dois estavam atrás de munição para a novela "Caminho das Índias", escrita por Glória e dirigida por Schechtman e que deve estrear em breve. Como um dos personagens da trama, o adolescente indiano Indra, mantém um blog, eles queriam ouvir opiniões dos blogueiros que pudessem se úteis na construção da história.

A questão relevante desse episódio é a disposição da maior rede de TV do País de dialogar com criadores de conteúdo de uma mídia que, para muitos, ainda é vista como mero passatempo. Pode-se observar também o fato de o principal produto dramatúrgico da emissora - a "novela da oito" - abordar diretamente o universo dos blogs. "Esse é um dado muito significativo e aponta para o fortalecimento de uma nova forma de comunicação. A própria Gloria deu o e-mail da assistente dela para receber sugestões e críticas", afirma Manoel Fernandes, editor da revista eletrônica Bites, organizadora do encontro.

O que motivou Gloria Perez - que mantém um diário pessoal na web chamado de "De tudo um pouco" - a abordar esse universo é a expansão veloz do uso de blogs e das redes sociais digitais no Brasil, fenômeno que já atrai a atenção de grandes empresas. Basta analisar alguns dados para entender o que leva marcas como Natura, Whirlpool, Skol e Palm, entre outras tantas, a desenharem estratégias de atuação nas comunidades virtuais.

Segundo estudo "O Estado da Blogosfera", feito pelo Technorati, um site americano especializado em busca de blogs, quatro em cada cinco blogueiros já escreveram que amam ou odeiam marcas, músicas, filmes, livros e produtos. Desses, 37% o fazem com frequência. No Brasil, cerca de 18,5 milhões de pessoas navegaram em comunidades virtuais em maio, segundo o boletim Giro Ibope, do grupo de pesquisa Ibope. Caso a conta inclua aqueles que visitaram fotologs, videologs e usaram comunicadores instantâneos, o número sobe para 20,6 milhões.

O País possui mais de 40 milhões de internautas, dos quais 5,9 milhões possuem um blog, segundo o Ibope Net/Ratings. Desde o final de 2007 o uso da web nas residências do País atinge mais de 22 horas mensais, a maior média entre todos os países que possuem o sistema de medição da Nielsen Net/Ratings.

Um estudo da The Jeffrey Group dimensiona o fenômeno da blogosfera na América Latina. No ano passado, a região registrava 9,1 milhões de blogs, ou 7,2 % dos usuários da região, e praticamente um terço dos responsáveis por esse conteúdo já trabalharam como jornalistas ou colunistas.

Como um universo tão volumosos, cabe a pergunta: como as empresas podem usar as comunidades virtuais para impulsionar suas marcas?"

Marcelo Coutinho, diretor do Ibope Inteligência, busca há alguns a resposta para essa questão. "Uma das características de campanhas bem-sucedidas é que elas estimulam o internauta a aumentar o seu capital social, ou seja, a sua capacidade da pessoas de influenciar uma rede de amigos", afirma.

O avanço dos meios digitais permite o aparecimento de um novo sistema de comunicação, chamado por Coutinho de "socialcast", segundo o qual muitos se comunicam com muitos, em oposição ao "broadcast", o tradicional, no qual um fala com muitos.

Neste contexto, entram em cena novas estruturas de formação de opinião que interferem no modo como as pessoas se informam sobre os assuntos. "A idéia que se tem de formador de opinião está mudando", diz.

A fabricante Whirlpool sabe disso. Sua resposta às inovações foi a criação de um site para a marca Brastemp que permite a criação de comunidades por parte dos internautas. No espaço, o consumidor pode criar blogs, postar vídeos e fotos e fazer comentários sobre o quiser. "Hoje, boa parte de nosso público tem mais de 35 anos. Com o site interativo, buscamos nos aproximar de consumidores com idade entre 25 e 35 anos", afirma Jerome Cadier, diretor de marketing da Whirlpool.

A Natura segue uma filosofia parecida. A empresa desenvolve no momento um "espaço para redes sociais". Numa primeira fase, os cerca de 5 mil funcionários poderão criar blogs no site. "Depois o canal será aberto para a consultoras e consumidores", afirma Renato Dias, gerente de internet da Natura. "Enxergamos uma possibilidade de usar as redes sociais para obter informações que nos permitam criar estratégias de produtos", exemplifica Dias. "Trata-se de um projeto baseado na colaboração que também pode ser usado como um canal de marketing". Já a Palm investiu R$ 6 milhões no site interativo Palmcentro, que guarda suas semelhanças com os projetos de Natura e Brastemp. "Dessa forma, podemos nos aproximar do público jovem. Faz parte da estratégia para sermos a primeira opção em smartphone, não só para o consumidor corporativo", afirma Marcelo Zenga, diretor de marketing da Palm.



Fonte: Por Clayton Melo, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 8

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç