Pular para o conteúdo principal

Novo modelo de capitalismo impõe redefinição de propósitos que beneficiem a sociedade


Em entrevista exclusiva ao Portal Mundo do Marketing, Philip Kotler aponta falhas na forma como as empresas conduzem seus negócios e quais serão os contornos de um novo mercado no futuro próximo.

Após anos perseguindo o lucro a todo custo, as empresas precisam repensar suas formas de atuação para continuarem no mercado. Em breve, não deve mais haver espaço para o capitalismo predatório, tal qual ele se configurou ao longo dos séculos. As pessoas desejam hoje marcas humanas, que trabalhem em prol do planeta e de seus habitantes. A partir de agora, o modelo econômico precisa se redimir dos erros do passado com urgência.

Para Kotler, o principal problema atual do capitalismo é a crescente desigualdade de renda e de riqueza. “O trabalho de uma empresa não é maximizar seus lucros às custas de todos os demais. Cada companhia deve redefinir o seu propósito, dizendo como pensa que seu trabalho está beneficiando a sociedade”.

Mundo do Marketing: Se você fosse apontar a principal falha do capitalismo, entre as 14 listadas em seu novo livro, qual seria?
Philip Kotler: O problema fundamental é a crescente desigualdade de renda e de riqueza. O segundo capítulo de Confronting Capitalism discute essa falha, que leva a muitas outras questões. Ela conduz à alta remuneração para poucos e a outra bem baixa para muitos. A consequência é um grande número de pessoas pobres, com baixa renda. Até mesmo a Classe Média precisa se endividar para comprar os itens de necessidade básica. O alto nível de endividamento do consumidor é resultado de uma remuneração inadequada à nossa força de trabalho.
Este baixo nível de salário também leva à baixa taxa de crescimento econômico, porque as pessoas não têm dinheiro suficiente para comprar os bens que a indústria produz. Isso, por sua vez, causa o ciclo de expansão e contração do capitalismo, já que a especulação começa assim que a situação parece melhorar e, logo, torna-se exagerada. Enquanto isso, os ricos e super-ricos começam a financiar os políticos cujos interesses pairam sobre a proteção da riqueza e a manutenção dos baixos salários e benefícios sociais. A democracia se torna uma pseudo-democracia, na qual cidadãos votam, mas têm pouca influência sobre o resultado. Falo desses e de outros problemas no livro.

Mundo do Marketing: A economia compartilhada e a tecnologia estão impactando o modelo tradicional de capitalismo ao redor do mundo, com companhias como Uber e Airbnb gerando desafios para as indústrias de transporte e hoteleira. Você acredita que essa pode ser uma nova via para o capitalismo?
Philip Kotler: Este é basicamente um bom desenvolvimento, que leva a mais emprego e renda em uma sociedade em que há uma crescente escassez de postos de trabalho. Aqueles que têm ativos (como carros ou casas) podem alugá-los e rentabilizá-los. As pessoas vão cada vez mais se tornando uma classe de locadores, deixando que outros usem suas máquinas de cortar grama, suas coleções de música etc. Mais pessoas vão mudar para a mentalidade dos empreendedores, que é a base de uma sociedade inovadora.

Mundo do Marketing: Crises são parte dos ciclos do capitalismo, o que impacta diretamente os negócios. Como reduzir esses efeitos em momentos como o que o Brasil vive hoje?
Philip Kotler: A ocorrência de altos e baixos são uma característica inerente ao capitalismo, mas esses momentos podem ser antecipados e moderados. O papel do governo é justamente domar as especulações quando se torna evidente que um momento de baixa se aproxima, antes que ele leve a uma verdadeira crise. O governo pode usar a política monetária e fiscal para suavizar a subida do PIB de forma que ele não exploda.

Mundo do Marketing: Qual o papel das gerações mais jovens no processo de mudança do modelo capitalista?
Philip Kotler: Os Millennials são um tesouro com suas novas habilidades digitais e nas mídias sociais. Mais empresas vão ser vaporizadas se falharem na aquisição dessas habilidades. A nossa economia verá mais produtos e dispositivos se desdobrando em APPs em nossos smartphones, por meio dos quais fazer pedidos é fácil e ir a lojas físicas, menos importante. Os Millennials trarão uma mentalidade mais empreendedora para as empresas.

Mundo do Marketing: Como companhias que foram guiadas pelo lucro em primeiro lugar por décadas devem agir de agora em diante?
Philip Kotler: O trabalho de uma empresa não é maximizar seus lucros às custas de todos os demais. A tarefa da companhia é criar valor e compartilhar esse valor com acionistas, funcionários, fornecedores e distribuidores, em uma base justa. Cada empresa deve redefinir o seu propósito, dizendo como pensa que seu trabalho está beneficiando a sociedade.


Fonte: Por Bruno Mello e Renata Leite, no Portal Mundo do Marketing, disponivel em http://boo-box.link/21W20


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç