Pular para o conteúdo principal

Tecnologia promete ajudar mulheres a não esquecerem a pílula

Na era dos aplicativos, não é difícil imaginar uma solução simples que ajude você a se lembrar qual a hora certa de fazer uso da sua dose. Mas será que um alarme é suficiente para fazer você realmente tomar o remédio?

Para parte das mulheres, esta é a rotina com a pílula anticoncepcional - método seguro e amplamente utilizado, que tem sua eficácia ligada justamente à metodologia da dosagem: todos os dias, no mesmo horário. Foi pensando nisso que a médica americana Jessica Walter desenvolveu o Oviary, um sistema de dispositivo físico e aplicativo que ajuda mulheres a não perderem o compasso.

O funcionamento é simples: basta colocar a cartela de pílulas dentro do dispositivo e sincronizá-lo com o aplicativo para celular. A usuária só precisa informar o horário da próxima dose, seu número de telefone e alguns detalhes sobre seu ciclo menstrual. O aparelho marcará em luzes de LED verde as doses tomadas e em vermelho as que foram perdidas.

Diferente de um alarme de celular, que tocaria todos os dias para lembrar de tomar a pílula, o Oviary só envia mensagens quando a usuária está em risco de perder a dose. Isto é, quando passarem-se mais de 28 horas desde a última vez em que ela abriu o dispositivo. Se, mesmo com o aviso, a caixa não for aberta, o Oviary checa em que fase a mulher está de seu ciclo e envia instruções específicas sobre como agir para se manter protegida: usar camisinha ou começar uma cartela mais cedo, por exemplo.

“Eu tomo pílula há muitos anos e quando você faz uso de algum método contraceptivo por muito tempo, eventualmente um erro acontece", contou a doutora Jéssica em entrevista ao Caminhos para o Futuro. "Há alguns anos, fui viajar com meu namorado no fim de semana e esqueci minhas pílulas em casa. Só percebi quando voltei e os dias seguintes foram bem estressantes para nós. Acabei tomando a pílula do dia seguinte.”

Segundo ela, que é formada em Harvard e residente de ginecologia e obstetrícia, metade das mulheres nos EUA não tomam suas pílulas corretamente. “Isso explica a diferença entre a eficácia teórica da pílula (99,7%) e a real (91%)”, diz.

“Oviary é o resultado de duas experiências pessoais: a minha própria usando pílula e meu trabalho como médica aconselhando mulheres sobre contracepção e as sérias consequências médicas, sociais e econômicas de uma gravidez indesejada”, conta Jessica.

Atualmente, o Oviary está no Kickstarter em busca de financiamento. Até agora, foram arrecadados pouco mais de U$ 5 mil dos U$ 50 mil necessários para tornar o projeto realidade. Se for viabilizado, Jessica estima que o preço de venda de cada dispositivo será de U$ 89.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç